sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pontapé Inicial para a Redenção

   A Série C do Campeonato Brasileiro deixou de ser o fundo do poço para os clubes grandes após a criação da Série D na temporada de 2009.
   Em 2011, o terceiro patamar de clubes do maior campeonato do país começa a medir forças neste final de semana (16 e 17 de julho).
   A Série C deste ano conta com a presença de 20 clubes, assim como nas duas edições anteriores. O destaque fica por conta da presença de seis equipes que disputaram a Série A já na era dos pontos corridos e, que agora, têm esta competição como forma de se redimir e voltar a figurar entre os grandes.
   Pelo regulamento, os clubes estão divididos em quatro grupos, cada um com cinco equipes, das quais uma será rebaixada e duas avançarão para a 2ª Fase da competição.
   No Grupo A estão presentes quatro equipes da Região Norte e uma da Região Cento-Oeste: Paysandu e Águia representam o Pará, enquanto Rio Branco e Araguaína são os únicos representantes de Acre e Tocantins, respectivamente; o Luverdense fica sendo o responsável por representar não só o estado de Mato Grosso, mas como também, a sua região.
   Fortaleza e América/RN são os clubes de maior expressão no Grupo B. Junto deles, CRB, Campinense e Guarany S completam os nordestinos da Série C.
   No Grupo C aparecem Brasiliense e Ipatinga, recentes rebaixados da Série B. Para superar a dupla, nada melhor do que fluminenses e paulistas: Madureira e Macaé representam o Rio de Janeiro, enquanto o Marília é o responsável de São Paulo no grupo.
   Pelo Grupo D, o Santo André tenta apagar a péssima impressão deixada nas duas últimas competições que disputou. O clube do ABC Paulista caiu não só na Série B 2010 como no Campeonato Paulista deste ano. Por outro lado, a Chapecoense vem com o título do Campeonato Catarinense na bagagem e com a companhia do compatriota Joinville. Caxias e Brasil P completam o grupo representando o Rio Grande do Sul, que no ano passado viu o Juventude, uma de seus principais clubes, cair desta para quarta divisão nacional.
   A estréia da competição está marcada para este sábado, às 16:00h, com os dois confrontos do Grupo C: o Macaé recebe o Marília, enquanto o Madureira visita o Brasiliense. Ainda no sábado, o Guarany S recebe o Campinense no Ceará, o Fortaleza vai à Alagoas enfrentar o CRB e o Águia encara o Luverdense em seus domínios.
   Dois jogos no domingo pelo Grupo D dão sequência à competição: o Santo André recebe o Brasil P, enquanto no Rio Grande do Sul, o Caxias joga contra a Chapecoense. Para finalizar, na segunda-feira, o Araguaína encara o Paysandu, no Tocantins, às 20:30h.
   As demais equipes terão que esperar a próxima rodada para estrear, mas o importante agora é que o pontapé inicial será dado. Portanto, que comece a Série C 2011, para enfim sabermos quem aproveitará melhor esta chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário